//
Revisão da Sprint – Review

Esta é mais uma cerimônia típica do Scrum, e que tem uma importância fundamental na implantação das técnicas e metodologias ágeis. Então vamos conhecer um pouco mais sobre esta reunião de revisão.

___________________________________________________________________________
Reunião de Revisão da Sprint – Review

Assim como as reuniões diárias, a review também é uma Time Box e devem ter um tempo limitado e um objetivo bem definido. Geralmente as Reviews tem no máximo 4 horas de duração.

A reunião de Review é também conhecida como Apresentação da Sprint. Esta apresentação é uma parte importante do Scrum que muitos não dão muito valor, o que é um erro, porque a Review pode fazer uma grande diferença na aplicação e melhoria contínua do Scrum.

O objetivo maior desta reunião é a revisão dos itens concluídos pelo Product Owner, ou pelo cliente. A melhor maneira de fazer isso é justamente realizar uma apresentação, ao estilo demonstração, de todos os itens concluídos ao PO. Com isso ele poderá conferir e avalir o que está sendo considerado pronto, levando em conta o que está sendo entregue versus o que deveria ser entregue.

Para que a revisão ocorra da forma mais objetiva e produtiva, defina claramente antes da reunião qual era o objetivo da Sprint, e qual é a meta da Review.

Dica: Um membro do Time pode realizar a demonstração dos itens de Backlog prontos ao Product Owner, ou o próprio PO pode navegar no sistema e fazer por si só a avaliação dos itens entregues.

Dica: A Review não é um momento para testar os itens entregues, mas sim de apresentação, conferência e avaliação dos itens de acordo com a indicação de pronto de cada um dos itens.

___________________________________________________________________________
Importância da Review

Muitos ainda pensam e se perguntam: “Para que gastarmos tempo com uma revisão ou apresentação?“. Bom, a primeira coisa a se mudar nesta questão, é que ao seguir as regras do Scrum não se “gasta” tempo, mas se investe tempo neste tipo de cerimônia. Vamos entender porque.

Uma coisa muito comum em desenvolvimento de sistemas, é o acumulo de tarefas “quase” prontas, e o empilhamento de funcionalidades com 99% de conclusão. Quem nunca ouviu a frase: “Tá praticamente pronto!“.

Geralmente não se tem nada pronto em 100%, mas tudo no quase. No entanto, quando se tem uma apresentação com o objetivo de demonstrarrevisar as conclusões, todo o time se empenha em realmente ter as tarefas prontas, porque o próprio Time, o Product Owner e até outros envolvidos com o projeto vão participar da Apresentação da Sprint e esperam ver um sistema funcionando.

O que geralmente se vê em Times novos no Scrum, é a negligência ou falta de importância às primeiras Reviews. Com isso acabam caindo no “vício” do “praticamente pronto”, e o que se vê muito é o aparecimento de vários erros, e até a impossibilidade de apresentações completas de funcioanalidades devido a falhas. Isso com certeza vai machucar, gerar desconforto e frustração para o próprio Time, e então a mudança começa.

O próprio Time vai preferir melhorar a sua apresentação na próxima Revisão de Sprint, e naturalmente vai preferir terminar em 100% menos itens, do que ter mais itens “quase” prontos. Desta forma será mais precisa a avaliação de velocidade do Time, e do que está sendo entregue realmente.

Quando o Time começa a melhorar a qualidade de suas entregues nas Reviews, a auto-estima melhora, a confiança do Time em si mesmo aumenta, e a positividade começa a tomar conta do Time, fazendo com que a sua melhoria torne-se cada vez mais contínua.

Dica: Não gaste tempo montando uma apresentação do sistema ou das funcionalidades prontas, utilize o próprio sistema, mesmo que em um ambiente de desenvolvimento, para apresentar os itens concluídos.

Dica: Ao final da Review pode-se ter novos itens não planejados para a próxima Sprint, gerando com isso entradas muito importantes para as futuras reuniões de planejamento de Sprint.

___________________________________________________________________________
Introdução | Papéis e responsabilidades | Artefatos Scrum | Planejamento da Versão da Entrega | Sprint | Planejamento da Sprint
Estimativas | Reunião Diária – Daily Meeting | Revisão da Sprint – Review | Retrospectiva da Sprint | Manifesto Ágil

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

fabio cruz no twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 10 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: