//
Papéis e responsabilidades

O Time Scrum é composto apenas por 3 (três) papéis, que são conhecidos como ScrumMaster, Product Owner e o Time.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um destes papéis e suas responsabilidades.

___________________________________________________________________________
ScrumMaster

É o responsável por garantir que o Time Scrum esteja aderindo aos valores do Scrum, às práticas e às regras, ajudando o Time Scrum e a organização a adotarem o Scrum. Também educa o Time Scrum treinando-o e levando-o a ser mais produtivo e a desenvolver produtos de maior qualidade.

O ScrumMaster também ajuda o Time Scrum a entender e usar o autogerenciamento e a interdisciplinaridade, apesar desta ajuda o ScrumMaster não deve gerenciar o Time Scrum, pois o Time Scrum deve ser auto-organizável.

Em outras palavras, o ScrumMaster deve garantir que o Time Scrum siga o Fluxo Scrum, e também remover todos e quaisquer impedimentos que possam interferir no objetivo do Time Scrum.

Dica: O ScrumMaster pode ser um membro do Time Scrum, porém isso frequentemente leva a conflitos quando o ScrumMaster precisa escolher entre remover um impedimento e realizar uma tarefa. O ScrumMaster nunca deve ser o Product Owner.

___________________________________________________________________________
Product Owner

É também conhecido como PO. O PO é o único responsável pelo gerenciamento do Backlog do produto e por garantir o valor do trabalho realizado pelo Time, além de manter o Backlog do produto e garantir que este esteja visível para todos.

Cada produto deve ter apenas 1 (um) Product Owner, e este deverá ser o responsável por priorizar os itens do Backlog, e defendê-los das influências de fatores externos ao produto.

Em outras palavras o Product Owner é o responsável por entender o negócio do produto e entregar valor ao cliente, além de garantir que o Time compreenda o produto e entregue os itens priorizados agregando valor ao produto e ao cliente.

Dica: O Product Owner pode ser o analista de negócio, ou o gerente do produto, ou um membro do Time Scrum, porém esta última função poderá reduzir a sua capacidade de lidar com as partes interessadas. O Product Owner nunca deve ser o ScrumMaster.

___________________________________________________________________________
Time

É um time de desenvolvedores responsáveis por transformar o Product Backlog em incrementos de funcionalidades que possam ser entregues ao cliente.

Os membros do Time devem ser interdisciplinares, possuindo todo o conhecimento necessário para criar um incremento no trabalho. Podem possuir conhecimentos especializados como controle de qualidade, programação, arquitetura, análise, banco de dados ou outros, mas o mais importante é a habilidade de pegar um requisito e transformá-lo em um produto utilizável. Concluindo esta idéia, não há títulos no Time, e não há exceção a esta regra.

O Time também não deve ser subdividido em subtimes para atividades específicas, e como já foi dito devem ser auto-organizáveis, ou seja, ninguém, nem mesmo o ScrumMaster deve dizer ao Time como transformar o Backlog do produto em funcionalidades prontas para entrega. O Time precisa descobrir isso por si só.

O tamanho ideal para um Time é de sete pessoas mais ou menos duas pessoas. Menos do que cinco pessoas pode gerar pouca interação e menor produtividade, mais do que nove pessoas pode gerar falta de conhecimento ou limitações de entendimento podendo gerar problemas nas entregas, além de uma necessidade de muita coordenação.

Dica: A composição do Time pode mudar a cada Sprint, porém, após cada mudança, a produtividade adquirida através da auto-organização é reduzida, portanto, deve-se tomar cuidado ao mudar a composição do Time.

___________________________________________________________________________
Introdução | Papéis e responsabilidades | Artefatos Scrum | Planejamento da Versão da Entrega | Sprint | Planejamento da Sprint
Estimativas | Reunião Diária – Daily Meeting | Revisão da Sprint – Review | Retrospectiva da Sprint | Manifesto Ágil

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

fabio cruz no twitter

Categorias

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 11 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: