//
Planejamento da versão de entrega

Antes de começarmos a falar sobre reuniões, ou eventos, precisamos falar sobre Time-Boxes.

___________________________________________________________________________
Time-Box

Os eventos com duração fixa no Scrum são chamados de Time-Boxes, mas não é só em relação ao tempo que este conceito se aplica, mas a trabalho também.

Vamos dividi-lo em duas partes para entendermos melhor o seu significado e a sua aplicabilidade.

  1. Time“: Significa que o evento tem uma duração fixa e deve ser encerrado quando este tempo terminar, por exemplo, uma reunião diária de 15 minutos deve ser encerrada ao final do décimo quinto minuto e não se estender por mais 30 minutos ou 1 hora.
  2. Box“: Significa que é uma caixa fechada de trabalhos, ou seja, há uma definição de trabalho a ser realizada dentro destes eventos, e é imprescindível que seja realizado o trabalho proposto, nem a menos e nem a mais.

Sendo assim, temos o Time-Box como um evento com um trabalho fechado e determinado para ser realizado dentro de uma duração fixa.

___________________________________________________________________________
Release Planning

Release Planning, ou somente reunião de planejamento da versão, tem o propósito de planejar a versão do produto para a entrega, estabelecendo um plano e a meta que o Time Scrum e o resto da organização possam entender e comunicar.

O planejamento da versão precisa responder pontualmente as seguintes questões:

  1. Como podemos transformar a visão em um produto da melhor maneira possível?
  2. Como podemos alcançar a satisfação do cliente e o ROI desejados?

O plano da versão para a entrega deve estabelecer a meta da versão, as maiores prioridades do Backlog do Produto, os principais riscos, as características gerais e as funcionalidades que estarão contidas na versão.

Por fim o plano da versão deve estabelecer também uma data de entrega e o custo provável que devem se manter se nada mudar.

A partir deste primeiro planejamento a organização poderá inspecionar o progresso e fazer mudanças neste plano da versão para entrega a cada Sprint.

___________________________________________________________________________
Processo de planejamento iterativo

No Scrum, os produtos são construídos iterativamente, de modo que a cada Sprint se tenha um incremento do produto, iniciando pelo de maior valor e maior risco.

Cada Sprint concluída adiciona incrementos ao produto, e cada incremento é um pedaço potencial para a entrega do produto completo. Sendo que, quando se obtem incrementos suficientes para que o produto tenha um valor e uso para seus investidores, o produto está pronto para a entrega.

Um planejamento de versão para entrega tradicional, geralmente é realizado no início do trabalho da versão e não é modificado ao longo do tempo, porém no caso do Scrum, o planejamento de versão para entrega inicial não requer mais do que 20% do tempo de um planejamento tradicional, no entanto, uma versão com Scrum realiza planejamento no momento de execução de cada reunião de revisão e planejamento de Sprint, bem como também durante as reuniões diárias.

Por isso não pense que o Scrum tem pouco planejamento, ou que o seu planejamento requer menos esforço do que o planejamento tradicional, na verdade, normalmente o esforço com planejamento no Scrum é ligeiramente maior do que no método tradicional. A diferença é que o planejamento também é iterativo e incremental.

Dica: Com o planejamento da versão para entrega, se tem o primeiro artefato para a montagem do gráfico de Burndown de produto.

___________________________________________________________________________
Introdução | Papéis e responsabilidades | Artefatos Scrum | Planejamento da Versão da Entrega | Sprint | Planejamento da Sprint
Estimativas | Reunião Diária – Daily Meeting | Revisão da Sprint – Review | Retrospectiva da Sprint | Manifesto Ágil

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

fabio cruz no twitter

Categorias

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se aos outros seguidores de 11

%d blogueiros gostam disto: