//
você está lendo...
Artigos em revistas

Como usar o Guia PMBOK® na engenharia de software – MPM 41 out/nov

Neste mês de outubro publiquei meu primeiro artigo na revista Mundo Project Managament, mais conhecida como Mundo PM.

Com o tema “Como usar o Guia PMBOK® na engenharia de software”, este artigo apresenta um modelo prático de como a aplicação do Guia PMBOK® pode ser realizada através de um fluxo de processo que leva a uma metodologia simplificada e objetiva para projetos de engenharia de software.

Esse modelo tem o objetivo de definir um fluxo sequencial e lógico, abrangendo a iniciação e o planejamento de um projeto de desenvolvimento de sistemas da tecnologia da informação, no qual serão abordados os processos com seus documentos de entrada e saída, envolvendo principalmente as etapas de levantamento de requisitos, análise de negócios, análise de sistemas, modelagem de dados, estimativas de atividades, recursos e prazos, que por fim irão compor o cronograma de trabalho para a execução do projeto.

Este é só o primeiro artigo desta série, onde será demonstrado apenas a aplicação dos grupos de processos de iniciação e planejamento, porém, como eu mesmo defendo, está é a etapa mais importante de um projeto, pois é quando definimos o que será executado e como será executado.

Informações sobre a revista Mundo PM

A Mundo Project Managament (Mundo PM) é uma revista bimestral que está atualmente no sétimo ano de publicação, e na edição 41. Como ela é lançada a cada dois meses, todas as edições saem com a referência dos meses de publicação, que neste caso da edição número 41 são os meses de outubro e novembro.

A Mundo PM pode ser encontrada em milhares de bancas de jornal espalhadas pelo Brasil, ou através de assinaturas que permitem o recebimento das edições diretamente em casa ou lidas em formato digital pelo site da própria revista.

Acompanhe esta série de artigos, e vários outros ligados ao gerenciamento de projetos na Mundo PM.

Sobre Fábio Cruz

Fábio Cruz tem mais de 24 anos de experiência na área de TI, trabalhando em diferentes papéis no desenvolvimento de produtos e no gerenciamento de ciclo de vida de aplicação (ALM), com histórico comprovado como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios e gerente de projetos. Nos últimos 10 anos tem apoiado equipes na construção e entrega de soluções tecnológicas em diferentes nichos como educação, varejo, financeiro, energia, ecommerce (b2c, b2g, b2b), entre outros, em empresas nacionais e internacionais incluindo times remotos ao redor do mundo. Também tem atuado como autor, trainer, palestrante, empreendedor e acumulei experiência como voluntário. É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

fabio cruz no twitter

Categorias

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 11 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: