//
você está lendo...
PMBOK, Scrum

Antecipação ou Adaptação?

Se eu pudesse resumir em uma palavra o gerenciamento de projetos tradicional, eu definiria como “Antecipação“, e no caso do gerenciamento ágil de projetos eu ficaria com a palavra “Adaptação“.

Bom, e o que isso quer dizer?

Uma das etapas mais importantes do gerenciamento de projetos tradicional é o planejamento, onde basicamente se faz previsões, estimativas, estudos sobre possíveis acontecimentos futuros, ou seja, busca-se Antecipar o que irá ocorrer nas outras etapas do projeto, e uma coisa é certa, o quanto mais correto e preciso for esta Antecipação, melhor será a execução e o controle do projeto.

Deixando claro que no gerenciamento de projetos tradicional também há adaptações, também há mudanças, sempre, porém o objetivo principal é planejar tudo de forma a estar preparado para as mudanças e adaptações quando elas ocorrerem. A idéia deste modelo de gerenciamento é nunca ser pego de surpresa.

Já no caso do gerenciamento ágil de projetos, a Adaptabilidade fala mais alto. A flexibilidade para se Adaptar rapidamente as mudanças diárias no projeto, e o formato mais enxuto do planejamento e do controle mais curto das execuções do projeto, favorecem as etapas de desenvolvimento, e privilegiam as equipes dinâmicas e abertas a Adaptações rápidas. A idéia deste modelo de gerenciamento não é prever tudo, é se adaptar rapidamente para corrigir rapidamente.

Não estou querendo dizer que na gestão ágil não há planejamento, ou que não há antecipações, há sim, porém quando se trabalha com gerenciamento ágil, se percebe rapidamente que o mais importante são os trabalhos concluídos, os produtos desenvolvidos, e os pacotes entregues, e para isso se planeja somente o necessário, antecipando e prevendo menos, porém agindo rápido, corrigindo os erros rapidamente e se Adaptando para evitar maiores desvios.

E o que é melhor então? Adaptação ou Antecipação? Tradicional ou Ágil?

Para mim a resposta é simples, os dois juntos de forma complementar.

Pegando o exemplo da área de desenvolvimento de softwares, e usando o PMBOK® e o Scrum como modelo de gerenciamento tracicional e ágil respectivamente, os dois modelos se complementam muito bem e podem fazer um excelente trabalho juntos.

Na área de desenvolvimento de sistemas o PMBOK® funciona muito bem na iniciação do projeto, planejamento, comunicação, encerramento e controles de custo, cronograma, e também no apoio a trabalhos de análise, levantamento e gestão de requisitos, além de documentações necessárias para formalizar várias etapas do projeto. Aqui fica evidente a força do planejamento e da Antecipação do gerenciamento tradicional proporcionado pelo PMBOK®.

Chegando a etapa de desenvolvimento, ou seja, na execução propriamente dita onde a equipe coloca a mão na massa, o Scrum funciona de maneira perfeita, proporcionando aplicar o que foi planejado anteriormente, e permitindo uma rápida e eficiente Adaptação para que seja atingida as metas planejadas. A execução de um projeto de desenvolvimento de software casa perfeitamente com a proposta de agilidade do Scrum, onde a equipe apoia na micro gestão realizando um auto-gerenciamento, há micro-planejamentos diários com metas diárias, há gestão de riscos diários, e com isso os problemas, os imprevistos e as falhas no planejamento são identificados mais rapidamente e corrigidos o mais breve possível também.

Um projeto de software ao contrário do que muitos pensam, precisa de muito planejamento, porque há custos altos envolvidos, pessoas, equipamentos, prazos, negócios e diversos outros fatores, então é necessária a aplicação do gerenciamento tradicional, e ao mesmo tempo são ambientes de projeto que mudam muito rapidamente, e sofrem inumeras influências externas de forma inesperada e muitas vezes não planejadas, e precisam sofrer mudanças e adaptação tão rápidas quanto o surgimento das mesmas, e ainda garantir que o incialmente planejado seja cumprido, então o gerenciamento ágil também é necessário.

Pode paracer complicado, mas quando você coloca os pesos corretos em cada lado da balança, e aplica de forma segura as melhores qualidades de cada técnica, tudo fica mais fácil, mais claro e mais fluente.

Então a minha dica é esta, use a tradicional e ágil juntas, cada uma com a sua maior qualidade, atuando onde ela pode ser melhor aproveitada. É claro que há projetos que podem ser gerenciados apenas com a tradicional, e apenas com a ágil, eu não estou dizendo que isso é errado. Eu apenas estou dizendo que a combinação das duas é possível, é recomendada e pode trazer muitos benefícios. Elas não são inimigas ou contraditórias, elas são complementares.

Veja mais sobre PMBOK® e gerenciamento tradicional na área PMBOK® deste blog.

Veja mais sobre Scrum e gerenciamento ágil na área Scrum deste blog.

Sobre Fábio Cruz

Fábio Cruz tem mais de 24 anos de experiência na área de TI, trabalhando em diferentes papéis no desenvolvimento de produtos e no gerenciamento de ciclo de vida de aplicação (ALM), com histórico comprovado como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios e gerente de projetos. Nos últimos 10 anos tem apoiado equipes na construção e entrega de soluções tecnológicas em diferentes nichos como educação, varejo, financeiro, energia, ecommerce (b2c, b2g, b2b), entre outros, em empresas nacionais e internacionais incluindo times remotos ao redor do mundo. Também tem atuado como autor, trainer, palestrante, empreendedor e acumulei experiência como voluntário. É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean.

Discussão

8 comentários sobre “Antecipação ou Adaptação?

  1. Parabéns! Compartilho da mesma opinião.
    Vivenciei projetos nas dua metodologias e hoje também acredito que são metodologias que se complementam.

    Publicado por Nelson Ota | 19 set, 2011, 8:35 am
    • Olá Nelson, obrigado pela visita e pelo feedback. É realmente isto, eu também vivenciei projetos que utilizaram individualmente cada uma, e também as duas juntas, e na minha humilde opinião as duas juntas trazem excelentes retornos positivos e benéficos aos projetos.

      Abraço e volte sempre.

      Publicado por Fábio Cruz | 19 set, 2011, 2:47 pm
  2. Bacana o post, sucinto e direto. Mas uma pergunta de blogger p blogger, como vc colocou o rodapé no wordpress.com?? Não consegui fazer isso ainda. Me ajude, por favor! 🙂

    Publicado por EliRodrigues | 19 set, 2011, 4:21 pm
    • Olá Eli, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Quanto ao rodapé, confesso que não fiz nada de especial. Apenas configurei o tema que está no ar no momento, e ele mesmo habilitou e mostrou o rodapé. Então acredito que seja de acordo com o tema utilizado.

      Abraços.

      Publicado por Fábio Cruz | 19 set, 2011, 5:07 pm
  3. Fantastico. Pena que poucos gestores compartilham tal experiencia para identificar este “break-even”.

    Parabens !!!

    Publicado por Cristian | 20 set, 2011, 8:34 am
    • Olá Cristian,

      Obrigado pela vista e pela mensagem. Realmente não são todos que compartilham da mesma opinião, mas é por isso que estamos aqui :]. Tentando mostrar novas possibilidades, alternativas e experiências que possam se tornar práticas para outras pessoas.

      Abração e volte sempre.

      Publicado por Fábio Cruz | 20 set, 2011, 9:59 am
  4. Muito bom o post. Parabéns!

    Publicado por Dimitri Campana (@dimitricampana) | 22 set, 2011, 9:48 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

fabio cruz no twitter

Categorias

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 11 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: